19 Mar

Dê um boost de energia à sua pele na primavera!

Com os primeiros raios quentes do sol da primavera ficam finalmente para trás os longos dias cinzentos e frios. Saiba como preparar a sua pele, o seu corpo e o seu espírito para viver esta nova estação em pleno e cheia de energia. Porque a verdade é que o sol, em moderação e seguindo os cuidados adequados, nos faz mais felizes!


O primeiro passo é a limpeza

O primeiro passo nos cuidados diários da pele é a limpeza, de maneira a remover maquilhagem, sujidade e excesso de oleosidade da superfície da pele. Dependendo do tipo de pele, poderá ser adequado fazer exfoliação, para remover as células mortas e ajudar a renovar e suavizar a pele. É importante que escolha produtos de limpeza adequados ao seu tipo de pele, que sejam suaves e mantenham o pH da pele, de maneira a não danificar a barreira cutânea e a manter a flora da pele.


Aposte na hidratação

Durante os meses de inverno a pele esteve exposta ao frio e vento, bem como a ambientes quentes e secos (ar condicionado, lareiras e outras fontes de calor), elementos que provocam maior secura da pele. 

Os cuidados diários de hidratação são fundamentais, pois ao nutrir e hidratar a pele vai permitir que a sua pele recupere humidade e que ganhe maior elasticidade. Dependendo do tipo de pele, pode ser útil usar máscaras nutritivas.  Adeque os hidratantes ao seu tipo de pele e à zona em questão (rosto ou corpo).


Pronta para o sol

Os raios de sol além de nos deixarem com boa-disposição, são fundamentais para a síntese da vitamina D, essencial para fixar o cálcio nos nossos ossos. Contudo, sabemos que as radiações ultravioleta são responsáveis por queimaduras solares, aceleram o envelhecimento cutâneo, provocam o aparecimento de manchas e em casos mais graves podem originar cancro da pele. Por isso, mesmo na primavera, é fundamental adotar um comportamento prudente face ao sol: exposição solar gradual e progressiva, evitar exposição solar direta, utilizar vestuário e acessórios adequados (ex.: chapéu, óculos de sol), e claro, aplicar um protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia (sem esquecer de proteger os lábios, orelhas e dorso das mãos).   

O protetor solar (para o rosto e para o corpo) é um produto obrigatório para ter na sua carteira. 


O estilo de vida e a pele

O estilo de vida também influencia a pele: adotar uma alimentação variada e equilibrada, ingerir a quantidade diária recomendada de água, dormir cerca de 8 horas por dia e praticar exercício físico regularmente, aliados aos cuidados diários da pele (limpeza, hidratação e foto proteção) contribuem para a qualidade da pele.  


Desfrute da primavera e passeie!

Um passeio pela cidade com um clima agradável é sempre um programa a não perder.  Caminhe pelas ruas da sua cidade e descubra coisas novas todos os dias. Desfrute ao máximo o dia com uma pequena pausa num café ou simplesmente relaxe e leia um livro no seu parque favorito!